Baleia sai da água em parque aquático em possível tentativa de suicídio

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Turistas chocados relataram que parecia que uma baleia explorada pelo parque SeaWorld estava tentando cometer suicídio depois de ter ficado encalhada em uma laje de concreto em um parque turístico de Tenerife, na Espanha.

Morgan foi filmada enquanto caía estática ao lado de uma piscina por mais de dez minutos no Parque Loro, nas Ilhas Canárias espanholas, diz o Daily Mail.

As imagens parecem mostrar a orca repetidamente batendo a cabeça contra um portão de metal em uma tentativa desesperada de fuga apenas algumas semanas antes.

Reprodução/DoplhinProject

A baleia, que vive no Loro Parque, com cinco outras orcas do SeaWorld, tinha terminado um show quando ela decidiu ficar sozinha.
Um clipe mostrou a jovem orca deitada ao lado do tanque enquanto espectadores se levantavam para sair do local.

A maioria dos visitantes parecia desatenta à situação, embora alguns tenham parado para tirar selfies com a baleia encalhada ao fundo.

Um espectador chocado escreveu: “Parece que ela está tentando tirar sua própria vida, eu não a culpo”.

Sève Jukka May acrescentou: “Liberem as orcas, o lugar delas é no oceano. Que vergonha para os seres humanos que as exploram. ”

A organização dos direitos animais Projeto Golfinho disse: “Nós não podemos explicar a razão de seu comportamento. Infelizmente, ela ainda estava fora da água quando os espectadores saíram”.

Em abril, Morgan foi filmada enquanto batia a cabeça repetidamente em uma grade de metal.

O vídeo, que foi dado ao Projeto Golfinho por um ativista anônimo, foi feito durante a realização de uma performance de orcas no popular parque turístico.

Ele mostra Morgan em uma pequena piscina golpeando o portão e tentando entrar em uma grande piscina juntamente com uma orca macho chamado Tekoa.

“Obviamente, a orca está muito angustiada e força a sua cabeça com força contra o portão de metal no que parece ser uma tentativa de escapar “, disse Helene Hesselager O’Barry sobre a filmagem.

“Este vídeo mostra o alto nível de estresse e crueldade impostos às orcas como resultado pelo e confinamento em pequenos tanques”, adicionou.

ANDA