Farmácia da Santa Casa: qualidade e segurança na distribuição de medicamentos

20 de janeiro é o Dia do Farmacêutico e para comemorar a data e enaltecer a profissão vamos apresentar o trabalho realizado na Farmácia Central da Santa Casa de Ourinhos.

A farmácia hospitalar é um setor importantíssimo dentro da instituição, pois garante a qualidade da assistência prestada aos pacientes, por meio do uso seguro de medicamentos.

Na Santa Casa de Ourinhos, a Farmácia Central distribui diariamente, em média, 3.500 medicamentos, que atendem os pacientes do hospital geral e do Ambulatório de Especialidades Médicas. A Unidade de Oncologia tem uma farmácia própria.

A farmácia é um setor do hospital que contribui no processo de cuidar da saúde, visando controle, uso seguro e racional dos medicamentos e materiais médicos. O farmacêutico hospitalar é o profissional responsável por toda a atividade logística, manipulação, atividade focada no paciente, atividades setoriais e garantia de qualidade.

“É um trabalho dinâmico, dificilmente temos a mesma rotina todos os dias, pois temos vários fluxos de trabalho, diversos profissionais trabalhando juntos. Nosso foco é sempre o paciente, temos que assegurar que receba o medicamento de forma segura e para isso gerenciamos o uso do medicamento desde o momento que adquirimos, até a distribuição”, conta a farmacêutica responsável pela Farmácia Central, Thaís Giron Miranda.

Thaís explicou como funciona o trabalho dentro da Santa Casa. “O processo com o medicamento se inicia na área de recebimento, onde é enviado à Farmácia Central para o setor de etiquetagem. Esse setor realiza a unitarização através de códigos de barras e em seguida o medicamento vai para o estoque e, na sequência, para a dispensação. Então, são separados conforme prescrição médica por horário e paciente e, posteriormente, entregue no posto de enfermagem para que possa ser administrado. Temos total controle, é p

ossível obter todas as informações do processo por meio de um sistema eletrônico de rastreabilidade”.

A Farmácia Central da Santa Casa de Ourinhos funciona 24 horas, de segunda a domingo.