O que você precisa saber antes de beber suco de noni

Remédio popular polinésio apresenta certos riscos à saúde

O suco de noni é obtido a partir do fruto da árvore noni ( Morinda citrifolia ), encontrada no Taiti, Havaí, sudeste da Ásia, Austrália e Índia. Embora o suco de noni seja usado há séculos na medicina tradicional, seu uso está sob escrutínio devido a riscos potenciais e alegações de saúde não suportadas. 1

Também conhecida como amoreira indiana, a árvore noni é apreciada por sua casca, usada para fazer corantes vermelhos e amarelos para roupas e batik. Além dos frutos da árvore noni, os caules, folhas, casca e raiz da árvore noni também são usados ​​para a medicina.

A fruta Noni às vezes é chamada de fruta de queijo por causa de seu cheiro forte e sabor amargo. É mais frequentemente usado como alimento de fome e não como alimento básico de uma dieta regional.

Benefícios para a saúde

O suco de Noni tem um longo histórico de uso em culturas nativas, onde acredita-se tratar constipação, diarréia, infecções de pele e feridas na boca. As folhas da planta também são frequentemente aplicadas na pele para ajudar na cicatrização de feridas. O suco de Noni é conhecido por ser rico em vitaminas, minerais e antioxidantes essenciais (compostos que impedem os radicais livres de danificar as células).

Noni tornou-se popular na década de 1990, quando o suco foi fortemente promovido como uma bebida saudável. Em 1992, uma forma desidratada da fruta foi introduzida nos Estados Unidos por Herbert Moniz, da Herb’s Herbs, que produzia suplementos em pó e em cápsulas.

Profissionais alternativos atribuíram o suco noni com uma infinidade de benefícios à saúde, incluindo o tratamento de diabetes, pressão alta, distúrbios menstruais, doenças cardíacas, úlceras gástricas, depressão, aterosclerose, HIV e câncer. Atualmente, não há evidências para apoiar nenhuma dessas reivindicações.

Com isso dito, vários estudos menores sugeriram que o suco de noni pode ser benéfico para certos grupos, principalmente fumantes e pessoas com osteoartrite.

Tabagismo e inflamação

Os efeitos anti-inflamatórios do suco de noni são frequentemente exagerados pelos fabricantes de suplementos. Há um grupo, no entanto, no qual o suco de noni pode exercer benefícios tangíveis, como fumantes.

O estudo de 2012 da Universidade de Illinois relatou que beber 29,5 a 188 mililitros de suco de noni por dia durante 30 dias reduziu significativamente os níveis de colesterol, triglicerídeos e inflamação em fumantes em comparação com um placebo.O efeito foi visto como maior em fumantes pesados ​​com inflamação crônica grave (conforme medido pelo teste de proteína C-reativa ).

As descobertas, embora promissoras, não sugerem que o suco de noni possa atenuar os efeitos do fumo ou que o suco de noni possa render benefícios semelhantes em não fumantes. Mais pesquisas são necessárias.

Possíveis efeitos colaterais

Há algum debate sobre a segurança do suco de noni para uso médico. Embora seja provavelmente seguro quando consumido como bebida, há preocupações de que o uso excessivo de suco de noni ou seu extrato possa causar danos ao fígado.

SIMÕES FILHO