Prefeitura de Ourinhos inaugura a UBS do Jardim Matilde

Prefeitura de Ourinhos inaugura a UBS do Jardim Matilde

A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou na manhã de sexta-feira (20) a UBS do Jardim Matilde, que vai funcionar a partir de janeiro de 2020, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Maria Cavezalle Mella. A unidade recebeu o nome de “Célio Massoni” em homenagem ao enfermeiro da rede municipal que por quase 20 anos prestou serviços à população.

A nova UBS tem capacidade para atender cerca de 4 mil pessoas, moradoras do Matilde, Jardim Oriental, São Silvestre e bairros adjacentes.

A UBS possui salas de vacina, de curativos, pré-consulta, coleta para exames, de inalação e de reunião de funcionários. Tem ainda consultórios médicos e odontológico, almoxarifado, estoque, enfermaria, entre outros espaços de uso coletivo.

O vereador Alexandre Dauage, o Zóio, destaca que a inauguração da UBS Jardim Matilde atende a um pedido antigo dos moradores do bairro.

“Estamos finalizando o ano de 2019 com essa tão sonhada inauguração. Era um anseio antigo dos moradores dessa região que, com certeza, trará muitos benefícios à população. Esta unidade atenderá 80% dos casos SUS, não sendo necessário que morador daqui se desloque até o Postão, posto da Cohab e a UPA. Hoje é um dia muito feliz para Ourinhos e em especial para a família do falecido Célio, homenageado nesta data. ”

O Prefeito Lucas Pocay diz que a unidade vai ampliar os serviços na área da saúde e a nova estrutura de atendimento vai proporcionar melhores condições para os moradores daquela região, que cresceu bastante, com novos loteamentos.

“Abrimos uma rua para interligar as regiões favorecendo esse olhar mais humanizado na saúde pública. A Prefeitura não para, nem no final do ano”, declara o Prefeito Lucas Pocay, enumerando as melhorias implantadas desde o início de sua Gestão. “Ampliamos o horário do Postão Central até as 23 horas, inauguramos o P.A da Cohab, o Ambulatório do Bebê, a Casa Rosa, implantamos os programas Mais Medicamentos, Zerando a Fila das Cirurgias Eletivas, conquistamos o credenciamento do SUS junto a oncologia, entre outras muitas ações desenvolvidas na área da saúde para um atendimento digno, acelerado, humanizado e com resolutividade muito maior.”

 

A família do enfermeiro Célio Massoni compareceu à inauguração e se emocionou com a homenagem. Os pais Carlos e Benedita agradeceram a lembrança e elogiaram a iniciativa da construção da UBS.

“Fico sem palavras. Essa homenagem para mim é tudo. Célio era um filho e amigo, um bom rapaz, maravilhoso. Ele foi muito querido por todos. Para nós é uma satisfação muito grande”, declara Carlos.

Tereza Rabelo, mora há 20 anos no Jardim Matilde e viu de perto a transformação do espaço, até então abandonado.

 

“Depois que fez o Posto isso aqui ficou uma benção. É mais tranquilidade para nós, porque antes era ponto de maus elementos. Agora o bairro está mais bonito, valorizou o bairro, deu mais segurança, além da saúde, claro. Estou muito contente com a administração do Lucas.”

Pedro Pereira dos Santos mora no Matilde há 52 anos e está satisfeito em ter acesso à saúde dentro do próprio bairro.

“Fico emocionado porque aqui sempre fomos esquecidos, só se falava do que poderia melhorar nos outros bairros, mas aqui nada. Hoje está passando da água para o vinho. É uma satisfação, emocionante. Antes tinha que atravessar a cidade para fazer uma consulta no UPA, mas hoje os moradores do bairro tem um posto de saúde à disposição.”

A Secretária da Saúde Cássia Palhas diz que a UBS do Matilde irá privilegia a Saúde da Família.

“A Estratégia Saúde da Família trabalha de forma diferenciada. A equipe conhece cada família do território criando vínculos entre os profissionais da saúde e a população”, declara.