Série do UOL mostra como PCC foi de pequeno grupo a cartel internacional

Thiago Fernandes, do UOL

A história da maior organização criminosa do Brasil, o PCC, é contada na nova série do MOV.doc, selo de documentários do UOL. Os quatro episódios mostram como a facção, que surgiu como um grupo pequeno de presos que se reuniu em resposta ao massacre do Carandiru, se transformou em um cartel internacional de drogas com mais de 33 mil aliados e uma rota de tráfico que vai da América do Sul até a Europa e o Norte da África.

O documentário, dirigido por João Wainer, mostra a vida de homens que deixaram o Primeiro Comando da Capital e também o Comando Vermelho, facção rival. Além deles, inclui depoimentos de ex-integrantes, autoridades de segurança, ex-detentos e outros, que foram ouvidos.

Da primeira chacina em um campo de futebol, passando por rebeliões em mais de 29 prisões em 2001, e pelos ataques de 2006, o projeto conta com a direção de João Wainer (dos documentários “Junho – o mês que abalou o Brasil” e “Pixo”), e produziu gravações em São Paulo, Santos (SP), Presidente Prudente (SP), Brasília, Rio de Janeiro, Rio Branco e Nápoles (Itália).

O trabalho de apuração foi feito pelos repórteres do UOL Notícias Flávio Costa, Luís Adorno, Aiuri Rebello e Eduardo Militão.

UOL