ELEIÇÕES 2020: Saiba como escolher o candidato ideal para você nas próximas eleições

O TEMPO traz algumas ferramentas indicadas pelo professor de ciência política da UFMG Carlos Ranulfo que podem te ajudar a exercer sua cidadania e evitar frustrações após a posse

O primeiro passo para escolher nossos candidatos de forma mais assertiva é entender que a política está em todos os lugares. As ações dos governantes e parlamentares estão em praticamente todos os aspectos da sua vida, desde a calçada da sua casa, aquele buraco na rua até a assistência de saúde que você recebe quando fica doente. Ao votar, você concede a uma pessoa o direito de tomar decisões importantes por você.

E é por isso que O Tempo traz aqui algumas ferramentas indicadas pelo professor de ciência política da UFMG Carlos Ranulfo que podem te ajudar a exercer sua cidadania e evitar frustrações após a posse.

Valores coletivos

Para além de seus valores pessoais, é preciso pensar no coletivo, afinal, aquele representante em quem estou votando vai ser responsável por toda a população no meu entorno.

Neste caso, procure um candidato que, ao mesmo tempo que defende pautas mais específicas para uma região ou grupo, entenda que tudo isso está contido na cidade, que é o que ele vai representar.

Trajetória e motivação

O que o candidato em questão já fez pela comunidade? Pode ser uma ação mais localizada, para um grupo específico, do bairro, da escola, do condomínio. Consegue pensar em alguma?

Pense no caminho político daquela pessoa. O que será que levou aquele indivíduo a concorrer àquele cargo?

Se o motivo que você encontrar te parecer justo dentro das suas convicções para o coletivo, pode contar um pontinho para esse candidato. Se não, talvez seja a hora de rever sua escolha.

Conhecimento sobre a cidade

O município é o local de atuação de prefeitos e vereadores. E muito além de conhecer um bairro ou uma região, é fundamental que os candidatos entendam a dinâmica da cidade como um todo.

Na Câmara Municipal, os vereadores não decidem somente para seus locais de origem, mas votam projetos que, na maioria das vezes, impactam toda a cidade. O mesmo se aplica à atuação do prefeito.

Por isso, é essencial que quem quer ocupar esses cargos conheça a cidade e tenha um projeto abrangente e que faça sentido para todos os moradores.

Partido

Se atentar ao partido do seu candidato é fundamental especialmente no caso de vereadores.

Isso porque o sistema eleitoral brasileiro prevê o chamado quociente eleitoral, que significa que o voto que você dá a um candidato vai para o partido todo.

Sendo assim,você pode ajudar, sem querer, a eleger alguém em quem você não confiaria decisões políticas importantes.

A dica do professor Carlos Ranulfo é conferir previamente a lista de candidatos do partido do qual seu escolhido faz parte.

Essa lista pode ser consultada no portal O Tempo e também no site do Tribunal Superior Eleitoral.

Mantenha-se bem informado

Não se desligue das notícias. Procure acompanhar a cobertura política da imprensa especialmente durante essa época de eleições.

Confie no jornalismo profissional e fique atento às fake news porque sabemos que elas vão surgir aos montes.

Se informando – sem confiar informações falsas, claro – você é capaz de exercer o voto de forma mais segura e embasada.

O TEMPO