NORTE PIONEIRO – Rebelião na cadeia de Santo Antônio da Platina tem 35 fugas

Uma rebelião na cadeia pública de Santo Antônio da Platina (Norte Pioneiro) ocorrida neste final de semana terminou com 35 foragidos. O motim teria começado às 7h40 do domingo (9), quando um agente foi feito de refém, e só terminou por volta das 2h desta segunda-feira (10), após uma operação conjunta entre o Depen/PR (Departamento Penitenciário do Estado do Paraná), o choque do 5º BPM (Batalhão de Polícia Militar) e o Bope (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar).

Segundo Reginaldo Peixoto, coordenador regional do Depen/PR, durante última semana, já haviam sido realizadas três operações na unidade em virtude de tentativas de fuga. Ele esclarece que na Cadeia de Santo Antonio da Platina, onde havia 82 detidos, não há problemas de superlotação, inexistindo uma causa específica para a fuga em massa.

Apesar da área ter sido isolada, os presos foram escapando ao longo do dia, pelo telhado da unidade. Ao todo, foram contabilizadas 35 fugas – sendo que 11 indivíduos foram recapturados até as 10h30 desta segunda-feira (10). Segundo Peixoto, a listagem com os nomes dos fugitivos já foi repassada às autoridades policiais.

Em novembro do ano passado (2019) houve outra rebelião na mesma cadeia. Como noticiado pelo Bonde, 17 presos fugiram, mas foram todos recapturados.

Como informado pela Polícia Militar em nota à imprensa, o agente penitenciário que foi mantido como refém foi liberado ao final do motim e sofreu apenas um corte superficial na mão.

Ainda segundo o coordenador regional do Depen/PR, a delegacia foi bastante danificada – a parte das galerias sofreu vários danos, o setor administrativo foi destruído e uma parte da unidade foi queimada. Na manhã desta segunda-feira, a cadeia ainda estava sem energia elétrica e ainda estava sendo realizado um balanço de todas as avarias provocadas pela rebelião. O prédio do Detran, contínuo à delegacia, também foi incendiado.

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.

Isabella Alonso Panho* – estagiária
BONDE