Novo golpe usa comprovante falso para enganar Aposentados do INSS

Novo golpe usa comprovante falso para enganar Aposentados do INSS

Um novo golpe acaba de começar a acontecer em todo o país. O esquema é estudado e indica que os golpistas escolhem as vítimas a dedo. Eles investem tempo para preparar a encenação para ludibriar o maior número possível de aposentados, pensionistas e outros segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Ninguém está imune a ação deles. Como sempre, eles são simpáticos, educados e sofisticados, acima de qualquer suspeita.

O novo golpe

O objetivo do novo golpe é observar a senha do segurado do INSS, trocar o cartão e passar em uma maquininha. Entenda os detalhes desta ação criminosa e não caia na cilada armada pelos golpistas.

Como o golpe é aplicado?

O principal alvo dos golpistas são os beneficiários do INSS. De acordo com a polícia, o golpe acontece logo após a vítima sair do caixa eletrônico. Conforme falamos acima, um homem bastante educado aborda o beneficiário do INSS dizendo que caiu o comprovante da operação.

No papel há uma mensagem informando que é necessário atualizar os dados bancários para evitar o cancelamento do cartão e que se assim não o fizer, será cobrado uma multa de R$ 149 reais.

É exatamente neste momento, segundo a polícia, que os golpistas se aproveitavam para oferecer ajuda para realizar a operação. Eles distraem os beneficiários, observam a senha e trocam o cartão da vítima por outro. Já com o cartão e a senha, eles passam valores altos em suas próprias máquinas de cartão.

Assim aconteceu na última semana. Três homens aplicaram golpes em diversa pessoas em três bancos. A ação foi flagrada pela central de monitoramento das agências que acionou a Polícia Militar, que chegou rapidamente ao local.

No momento do flagrante, os policiais conseguiram capturar os criminosos. Foram apreendidos com Isaac Afonso Cohen, de 55 anos, Fernando Aguiar Gomes, de 47, e João Romão Filho, 64, vários cartões de crédito e débito, máquinas de cartão e comprovantes de operação com cartões de segurado do INSS. A Polícia Civil está procurando mais vítimas para fazer o reconhecimento formal dos suspeitos. Eles foram autuados em flagrante por formação de quadrilha e estelionato.

Veja as recomendações para não cair no golpe:

  • Não recorra a intermediários para fazer saque ou qualquer transação nos caixas eletrônicos.
  • Não deposite qualquer quantia para ter direito a algum benefício ofertado.
  • Não forneça seus dados pessoais a terceiros, já que essas informações podem ser utilizadas para fins ilícitos.

SIMÕES FILHO ONLINE