‘Piranha gigante’ capaz de comer crocodilo vive no Rio Congo

Quando você pensa sobre piranha, você imagina pequenas criaturas capazes de devorar, em instantes, qualquer pobre animal morto ou vivo que cruze seu caminho. Evitamos entrar em rios que sabemos que há piranhas justamente porque sabemos que podemos ser vítimas de seus ataques.

Agora, contudo, você pensará não só duas vezes antes de entrar num rio. Talvez pensará uma dezena.

A causa? Um peixe-tigre-golias que se assemelha muito a uma piranha. Mas não qualquer piranha como as encontradas em muitos rios do Brasil. É uma “piranha” gigante, com dentes maiores que de muitos tubarões, capazes de mastigar crocodilos.

Capaz de chegar a quase 2 metros de comprimento e a um peso de 50 quilogramas, o peixe-tigre-golias, como é conhecido, é encontrado somente no Rio Congo. Mas, apesar de ter uma localidade restrita de vivência, pessoas são frequentes vítimas desses animais ferozes.

Com este animal na redondeza, não são somente os animais aquáticos que têm suas vidas em risco, mas também muitos humanos nas áreas circundantes. Um exemplo, foi quando um desses monstros tirou a vida de um menino de 13 anos.

Seus dentes são capazes de remover pedaços de crocodilos. (Imagem: Discovery/River Monsters

O documentarista Jeremy Wade, famoso por capturar monstros de rios e mares no seu programa de televisão “River Monsters” pôde capturar um desses animais após receber a denúncia. O que ele encontrou foi esta besta enorme.

Essa espécie “é conhecida por abocanhar presas do mesmo tamanho que o seu, atacar pessoas e tirar pedaços de crocodilos”, afirmou.

Devolvendo o peixe ao rio, ele diz que “é um peixe muito perigoso para manejar. Se você não for cuidadoso, ele pode facilmente tirar seu dedo ou algo pior.”

SOCIENTÍFICA